A Ceratectomia Foto-ablativa (Cirurgia refrativa pelo Excimer Laser) é uma técnica cirúrgica oftalmológica para correção de miopia, astigmatismo e hipermetropia, desde que enquadradas nos padrões fixados por normas internacionais. A depender da correção a ser feita, a técnica pode variar entre o PRK (laser) ou o LASIK (ceratotomia mais laser), ambas sem necessidade de pontos cirúrgicos e sempre com anestesia tópica (colírio).
Os melhores resultados são obtidos em ametropias moderadas, entre 2 e 7 dioptrias (graus) no caso das miopias, variando no caso da concomitância de astigmatismos. O tempo médio do ato cirúrgico é de aproximadamente 3 a 6 minutos para cada olho. Na grande maioria dos casos, o resultado pós-cirúrgico é muito satisfatório, motivo pelo qual a cirurgia refrativa pelo Excimer Laser já se difundiu muito no Brasil e em vários países, com diversas empresas pesquisando e fornecendo equipamentos cada vez mais evoluídos. Mas, como ocorre estatisticamente em qualquer ato cirúrgico, a técnica do Excimer Laser, embora bastante segura, pode apresentar algumas restrições de ordem prática.
O resultado final pode variar de pessoa para pessoa, ainda que o procedimento seja rigorosamente igual, motivo pelo qual nenhum cirurgião costuma garantir sucesso absoluto. Dentre os fatores que podem influir no resultado final deste tipo de cirurgia estão: idade (não recomendada para pessoas com menos de 20 anos ou com mais de 60 anos), estado psicológico, doenças pré-existentes, alergias, hábitos alimentares e vícios em geral.
Acrescente-se a isso os casos (felizmente raros) de pacientes que não seguem à risca as recomendações médicas pré e pós-cirúrgicas. Em qualquer caso, uma resposta mais precisa sobre o prognóstico pós-cirúrgico somente poderá ser dada depois de uma completa avaliação oftalmológica prévia, que inclui: refratometria sob cicloplegia (Exame de óculos), tonometria de aplanação, fundoscopia, biomicroscopia, ceratometria computadorizada, paquimetria ultrassônica e topografia computadorizada de córnea. Os modernos equipamentos de aberrometria e wave-front (laser frente de onda) são muito mais sensíveis e efetivos na correção das mais variadas ametropias.